Oi. Há cinco meses adotei duas ratinhas irmãs, Ritalina e Pink. Elas sempre se deram bem, mas comecei a notar que elas tem brigado com frequência. O que tem me deixado muito preocupada, porque uma delas está roendo os pelinhos do pescoço da outra, e ela tem deixado!
Eu tento impedir, começo a falar com elas quando elas estão fazendo isso e tudo para ver se param, mas elas fazem isso frequentemente. No começo, pesquisei e tinha falando que era algo como "gromming", mas não está parecendo saudável agora que uma delas está ficando sem pelinho no pescoço. E eu não sei porque isso está acontecendo.
O que mais me preocupa é que esses dias a Pink (a que sofre isso com a irmã) apareceu com a orelhinha partida. Não teve sangue, nem nada, apenas o cortezinho e eu não sei se foi a irmã ou o que foi, só sei que tenho ficado muito preocupada com ela. Eu queria adotar mais uma ou duas para fazer companhia para elas, mas com tudo isso tenho repensado bastante.
Elas tem uma gaiola bem grande (de 80×60×80, três andares), dou ração nutropica e tento sempre deixar elas soltas no meu quarto para brincarem, então não consigo entender porque elas estão fazendo isso.
Minhas teorias são ou estresse ou porque elas trocaram de gaiola recentemente pra essa maior, mas eu não sei mais o que fazer em ambos os casos. Não tenho como separá-las agora, porque a antiga gaiola foi vendida :(

(esse é o estado da pink! tem me deixado arrasada ver ela assim!)

(elas duas juntinhas no natal)
Brinquedos para outros animais não são indicados para ratos, mas você pode utilizar brinquedos de madeira, brinquedos que vc pode fazer com rolinhos de papelão, etc... Brinquedos de madeira para psitacídeos tambem podem ser utilizados. https://www.fanratics.com.br/post/enriquecimento-ambiental-para-ratos-gastando-pouco Esta matéria vai te ajudar a melhorar o enriquecimento sem gastar muito, atendendo todos os pontos para minimizar o tédio e o estresse.