Os ratos, assim como a maioria dos mamíferos, são altamente territoriais, principalmente os machos. Eles lutam com os outros membros da colônia para estabelecer uma hierarquia, e isso acontece tanto na natureza quanto dentro de uma gaiola.
As lutas geralmente começam a acontecer na idade de 5 a 6 meses, quando atingem a maturidade hormonal. Esta é a idade em que eles começam se impor na colônia, disputando por um posto. Essa luta continuará até que uma hierarquia seja bem definida e estabelecida entre os ratos.
Como é uma luta de ratos?
O primeiro sinal são os pelos arrepiados. Como a maioria dos mamíferos, os ratos arrepiam os pelos quando se sentem ameaçados ou agressivos. Este é um mecanismo natural, destinado a fazer o rato parecer maior do que é.
A maioria dos ratos evitará absolutamente tomar medidas sérias e arriscar ferimentos quando se trata de estabelecer uma hierarquia, em vez disso, eles exibem uma variedade de comportamentos de dominação. Portanto, os primeiros sinais de luta que você pode observar entre os ratos, incluem empurrar, montar, dar bundadas empurrando o outro ou imobilizar. Outro indicador é o kick-boxing, quando um rato chuta o outro com suas duas patas traseiras. Ocasionalmente, isso pode levar a brigas mais sérias.

Quando os ratos ficam de pé nas patas traseiras e empurram uns aos outros com os antebraços. Dentro de um grupo estabelecido, isso geralmente é algo que pode ser ignorado, pois raramente leva a algo mais sério. É mais um argumento passageiro.

Finalmente, quando as coisas ficam um pouco mais sérias, os ratos irão lutar se enrolando em torno de seus braços e pernas, formando uma bola compacta. Eles rolarão um ao redor do outro como uma bola, o tempo todo tentando morder e prender o outro rato.
Algumas mordidas podem sim serem sérias, mas a maioria são mordidas leves com pequenos furos. Os dentes dos ratos são muito afiados, e suas mandíbulas são especialmente projetadas para furar a pele de qualquer coisa que eles mordam. Em alguns casos eles cravam os dentes e o outro rato tenta fugir, nessa hora que as mordidas mais feias acontecem, pois a pele acaba rasgando.

O que você deve fazer se seus ratos começarem a brigar?
Muitas pessoas não têm experiência com ratos, principalmente com machos, então quando isso acontece seu primeiro instinto pode ser tentar separar a luta. No entanto, você NÃO deve fazer isso. Os ratos vivem em grupos hierárquicos e, frequentemente, essas hierarquias precisam ser definidas. Você os separando vai impedir com que eles decidam entre si, e isso vai atrapalhar ainda mais, pois eles vão brigar com mais e mais frequências. Então o único momento que você deve separar uma briga, é quando ocorrerem mordidas graves (como falamos acima). Caso contrário não intervenha, pois esse é um comportamento natural deles. Se houver a necessidade de separá-los, não enfie a mão no meio para separar, se você fizer isso, será mordido. Tente enrolar algumas roupas em volta da mão e do braço, jogar um tecido grosso sobre eles ou usar luvas bem grossas.
Matéria extraída de nosso grupo no facebook (https://www.facebook.com/groups/FanRatics) fica proibido a reprodução ou cópia sem autorização prévia.