top of page

Identificando e entendendo os padrões dos ratos. Espécie x Padrão


Para os tutores de rato é muito confuso quando dizemos que os ratos não têm raça. As variedades de rato twister são classificados por padrões de pelagem, posicionamento das orelhas, cores e marcações.


É importante deixar claro que este post trata exatamente do mesmo animal, o rato twister / ratazana / mecol / mercol, ou seja, o Rattus Norvegicus.


O Rattus norvegicus mede entre 23 e 35cm em média, possui a cauda grossa e menor do que o comprimento do seu corpo, orelhas pequenas (se comparado com o rato de árvore ou camundongo) e corpo robusto em formato de pera.


Vamos te ajudar a entender e identificar os padrões de ratos existentes (ao menos os mais comuns).


Padrões de tamanho


Existem dois tamanhos distintos de rato twister, o padrão standard e o anão, também conhecido como dwarf.




Standard: O padrão standard é o mais comum, do tipo encontrado em qualquer lugar. Um padrão standard pode ir de 200g até 800g. O que causa esta enorme variação é apenas a genética. Filhotes de pais pequenos raramente ficarão grandes. Não existe uma classificação para os ratos maiores, vamos deixar bem claro – não existe a classificação de jumbo, isso é invenção.


Dwarf ou anão: Não deve ser confundido com um rato standard de porte pequeno, embora seja o mesmo animal, eles são geneticamente diferentes. Um dwarf pesa entre 80 e 120g e quando adultos são do tamanho de filhotes de 40 dias. Ratos anões são muito dóceis e amam brincar. Você irá notar uma grande diferença deles para os ratos de tamanho normal, pois possuem muita energia, estão sempre correndo e girando em sua rodinha (acessório indispensável de quem tem um dwarf). Mas não se engane achando que podem ser mantidos em gaiolas pequenas, eles precisam do mesmo espaço que um rato de tamanho normal.


A diferença perceptível em um anão, além do seu tamanho pequenino, se dá pelo tamanho dos pés, que são visivelmente menores, caudas pequenas e mais finas e olhos maiores em proporção de suas cabeças.


Padrão de pelagem


No Brasil, não temos uma variedade tão ampla quanto o que pode ser encontrado no exterior. Vejo muitas vezes as pessoas verem fotos de ratos de criadores de outros países e suporem que possuem aqueles padrões. Então, vamos comentar o que temos aqui, para não gerar confusão. Você pode ver um pouco sobre os padrões aqui - é uma parte em evolução constante, então acompanhe sempre.


Standards: É a pelagem padrão e mais comum – liso, curto, brilhante, denso e macio. Os bigodes são retos e compridos. As fêmeas têm a pelagem mais fina e macia que a dos machos. Nos machos é comum ter alguns pelos entremeados mais compridos longos e grossos.

A manutenção do pelo macio e brilhante, também depende muito da dieta fornecida para o rato. Uma dieta inadequada pode tornar a pelagem oleosa ou opaca, seca ou quebradiça. Um rato saudável com uma dieta adequada terá uma pelagem macia e brilhante.


Rex: Os ratos de pelagem rex parecem ovelhinhas. Sua pelagem é crespa, densa e volumosa com poucos pelos de guarda e geralmente de textura áspera. Os bigodes são enrolados. Conforme envelhecem, não é incomum os ratos rex ficarem com aspecto falhado.


Double rex: O gene rex em duplicata gera o padrão double rex, que não são um padrão muito específico. Ele se caracteriza por seu pelo bastante crespo, áspero e ralo. O pelo do double rex pode cair em algumas partes do corpo e depois voltar a crescer, ser sempre calvo em algumas partes ou ser completamente pelado (double rex cruzados algumas vezes).


Harleys: Os harleys, também conhecidos por angorá, são um padrão de ratos de pelos compridos. Sua pelagem é longa, brilhante e macia. Seus bigodes são levemente ondulados com aspecto quebrado, os bigodes são mais curtos do que um rato de pelagem standard. Os harleys possuem o pelo ralo, pois não possuem subpelo e podem ser oleosos. Os ratos harley, assim como os hairless costumam não ficar tão grandes (média de 500g). Tem como forte característica sensibilidade a proteína animal. Os harleys podem ser criados para rex também, ficando com aspecto ainda mais calvo em idade madura.


Hairless: Um rato hairless, também chamados de sphynx, tem por característica ausência de pelos no corpo. Sua pele é fina e brilhante. Os bigodes são escassos e muito enrolados ou completamente ausentes. Alguns hairless podem apresentar um pouco de pelos no focinho e uma pelugem leve e fina pelo corpo. Não devem ser confundidos com os ratos double rex, embora em alguns casos possam e assemelhar bastante. São ratos de tamanho mediano, raramente passando dos 500g. São ratos imunodeficientes, devido a problemas de desenvolvimento da glândula timo. Como não possuem pelo, possuem maior dificuldade em manter a temperatura corporal, perdendo mais energia – devido a este fato, comem mais do que os ratos com pelo.


Satin: Os ratos satin (ou acetinados) se caracterizam pelo bigode ondulado e desigual, o pelo é fino, levemente ondulado, um pouco mais longo, bastante sedoso e extremamente brilhante quando jovens.


Orelha


Não é incomum encontrar pessoas que acreditam que dumbos sejam espécies diferentes de ratos, muito mais dóceis, maiores, e com esqueleto mais robusto - mas isso não é verdade. Dumbo se refere apenas ao posicionamento da orelha dos ratos. É super comum as pessoas nos procurarem dizendo que querem dumbos e quando mandamos a foto dos filhotes disponíveis, elas nos perguntarem se aqueles são dumbos, pois a pessoa não sabe realmente o que dumbo significa.



Standard: As orelhas standards ou também chamadas de top eared, são as orelhas padrão dos ratos selvagens, posicionadas verticalmente, no topo da cabeça. Este tipo de orelha confere ao rato a aparência de espertos. Por elas é muito mais simples identificar quando o rato está alerta, com medo ou mesmo com dor.

Dumbos: As orelhas dumbos são arredondadas e posicionadas ao lado da cabeça do rato, dando a ilusão da cabeça dos dumbos serem mais largas, mas seu crânio é exatamente igual ao dos standards. Tirando o fato da posição das orelhas, os standards e dumbos são idênticos.


Cores


Outro fator de diferenciação das ratazanas domésticas é sua cor. As cores podem ser de dois tipos de base – black ou agouti. Toscamente falando, a variação da cor é causada pela diluição da cor dos olhos. Por isso neste post não falaremos sobre diferenciação nas cores dos olhos, exceto em odd eyes. O nome das cores pode variar conforme o país.

Ratos albinos podem esconder qualquer cor ou marcação, eles possuem uma cópia de genes recessivos que tornam seus pelos brancos e seu olho pink.



Exemplo de cores de base black: Black, Beige, Champagne, Mink, Russian Blue, Seal point siamese, Burmese, Havana e Chocolate.


Exemplos de cores de base agouti: Agouti, Fawns, Amber, Silver fawn, Chinchilla, Cinnamon, Agouti point siamese, Wheaten Burmese e Blue agouti.


Marcação


Ratos marcados possuem manchas brancas na pelagem. Existem diversos tipos de marcação, que você pode ver explicado aqui. As marcações independem do tipo de orelha, e podem vir em quase todas as cores.


Self


Um rato self é um rato sem nenhuma marcação branca em seu corpo, nem ao menos um pequeno ponto. A pontinha dos dedos de uma mão pode ser aceita como self mismark, mas neste caso, também poderia ser um irish pouco marcado. Apenas um teste poderia confirmar. O self pode existir em quase todas as cores. Ratos no padrão chinchila (e baseados em chinchila) e roan nunca serão self.


Outras variações


Odd eyes: Possui os olhos de cores diferente – rosa / preto, rubi / preto ou rosa / rubi.


Manx ou Tailless: Ratos que nascem sem o rabo ou com um rabo bem curto e atrofiado.


Essex: Gene de desbotamento de cor, os essex possuem um degradê lateral e marcação na cabeça.


Roan ou Husky: Gene que clareia a cor a cada muda de pelo (molt) – muitos roans ficam completamente brancos.


Silvermane ou D’Argent: Pelo bastante sedoso e com aspecto prateado sobre sua cor natural e fundo. Possui manchas mais escuras ao redor dos olhos e focinho. Pode se dar em qualquer cor ou marcação, mas são mais aparentes e vistosos nas cores escuras.


BEW - Black eyed white: São ratos brancos de olhos pretos. Estes ratos são tão marcados de branco que a cor da pelagem não aparece e mantém seus olhos escuros (pois afinal são ratos com cor). Esta mutação trás alguns problemas associados, como falaremos a seguir.


Saúde associada aos padrões


Toda variação genética ocorre devido a uma mutação na forma embrionária do rato. Esta mutação pode acarretar em problemas de saúde. Já comentamos o que acontece no caso da imunodeficiência nos hairless, e a sensibilidade a proteína animal nos harleys, mas existem outras e vamos citar as mais comuns. Os ratos com qualquer marcação facial branca, conhecidos como high white podem portar o gene de megacolón, que infelizmente é um problema sem cura para os ratos. Isso não quer dizer que todo rato com marcação facial irá desenvolver a doença, este gene é recessivo e seu rato pode portar o gene e nunca desenvolver a doença.

Os ratos brancos de olhos pretos (BEW), como falamos anteriormente são brancos pois são ratos extremamente marcados, e esta marcação extrema pode causar problemas de saúde, pois os precursores das células pigmentares desempenham outros papéis no organismo durante o desenvolvimento. Os brancos de olhos pretos possuem desenvolvimento prejudicado (ficam pequenos) e são propensos a surdez e epilepsia.

Sabemos que a visão não é o principal sentido dos ratos. Mesmo os ratos de olhos escuros tem uma visão ruim, mas os de olhos pink tem a visão ainda mais prejudicada. Ratos de olhos pink, como por exemplo, os ratos albinos e martens não têm pigmento nos olhos para proteger suas retinas, mas não pense que eles sofrem por conta disso, pois os ratos dependem mais do olfato e da audição do que da visão.


Concluindo...

Todos os ratos, desde que bem socializados, são excelentes animais de estimação e a única coisa que os difere é seu padrão. Você pode adotar alguns ratinhos ou mesmo comprar seus padrões preferido. Caso deseje comprar, procure bons criatórios na sua região, para não ter problemas futuros. Caso não tenha ratos, é importante considerar se eles são o pet ideal para você e principalmente, se você pode ser o dono ideal para eles - veja nosso post sobre isso aqui.

205 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page