top of page

Criadores de ratos de estimação, "criadores" de ratos e adoções...

Atualizado: 12 de out. de 2023


Não é incomum nos grupos brasileiros sobre ratos pessoas dizerem: não comprem ratos de pet shop ou de criadores, pois você está dando dinheiro para um comércio de animais. Adote. Mas será que isso é verdade? Será que você adquirindo um ratinho de um criador responsável você está contribuindo para o enriquecimento desta pessoa, sendo prejudicado e prejudicando os animais? Se você pensa assim, eu vou tentar te ajudar a entender e compreender o que é um criador responsável, um criador fundikintá, uma fazenda de filhotes (que são de onde vem os ratinhos de pet shop) e comprometimentos com a adoção. Digo tentar, pois muitas pessoas ainda não têm maturidade de assumir seu pensamento preconceituoso e infantil, e não importa os argumentos, a pessoa não irá mudar de opinião. Não compre, adote!


Afirmar que não se deve comprar animais de criadores responsáveis, mas sim adotar animais abandonados é benéfico? Na verdade, esta afirmação chega a ser hipócrita e absurda pois com ela a pessoa está dizendo que não apoia criação responsável e apoia a irresponsável, que só gera maus tratos e prejuízos para o animal.

Para você ter um animal para adotar significa que uma fêmea prenhe foi comprada em uma loja, ou de algum criador irresponsável ou foi indevidamente procriada, certo!?



Adotar um animal é um ato de amor, mas acima de tudo, um ato de responsabilidade. Existem muitos ratos que precisam de uma família, que lhes proporcionem cuidados adequados, segurança, amor e carinho.

Ao pensar em adotar ratos considere se você possui real condição de cuidar destes animais. Adotar um animal e não ter a condição mínima para cuidar deles e ter que viver pedindo insumos para o sustento deste animal, ou ainda pior, não ter condições de fornecer um atendimento veterinário quando necessário, assistindo o animal perecer é sadismo.

A pessoa que adota um animal (principalmente vindo de criação irresponsável) já deve ter implícito que deverá ter condições financeiras suficientes para prestar atendimento veterinário especializado constantemente, pois nunca foi feito um trabalho de criação responsável em questão de saúde destes animais.

Ao pensar em adotar um animal, jamais faça isso por impulso, pois um animal que se encontra em uma situação delicada irá sofrer 2x (pelo menos) com a rejeição e o abandono. Antes de adotar se pergunte se você está pronto para isso, psicologicamente e financeiramente. Principalmente se pergunte se caso sua vida mude nos próximos 3 ou 4 anos, se ainda será possível acomodar os ratos nela. Se alguma destas questões te deixou em dúvida, significa que este não é o momento para adquirir nenhum animalzinho. Obs.: Jamais tente pegar um rato que está na rua. Ratos de rua são animais selvagens, não são animais abandonados e não pensarão 2x em te morder gravemente, caso tente pegá-los. Nossos ratos domésticos passaram por anos e anos de domesticação para chegarem neste nível de docilidade (e alguns ainda mordem). Ratos selvagens podem transmitir zoonoses graves que podem te levar a morte. Jamais manuseie um rato de vida livre (um filhotinho ou mesmo um doméstico que tenha sido abandonado) sem proteção. É necessário fazer um exame de urina para descobrir se estão livre de doenças, vermifugação e desparasitação.


Cada vez mais, temos visto vídeos de grandes colônias de animais com aspecto doméstico (como marcações e orelhas dumbo) vivendo livremente. Isso não significa que sejam animais domésticos abandonados. Eles também podem ser fruto do cruzamento de ratos domésticos abandonados com ratos selvagens. Com o tempo, esses cruzamentos podem resultar em filhotes com aparência similar aos domésticos, mas com comportamento agressivo como os selvagens. Além disso, um rato abandonado em área urbana rapidamente se junta a uma colônia de animais selvagens e tem uma alta chance de contrair zoonoses. Para eles, estas doenças não representam risco, mas podem ser fatais para seres humanos e outros animais. Se você decidir resgatar um destes animais, faça de forma consciente e informe outras pessoas sobre os riscos envolvidos antes de incentivá-las a fazer o mesmo.


Existem criadores e “criadores”...


Criadores responsáveis de animais são profissionais que tem, antes de qualquer coisa, amor pelos animais. O criador responsável proporciona aos animais criados instalações adequadas e confortáveis, alimentação variada e de qualidade, saúde, bem-estar físico e mental, segurança, cuidados veterinários, etc.

Esses criadores normalmente se dedicam a uma espécie animal específica.

O criador responsável tem conhecimento técnico para o manejo correto e responsável com seus animais. Ser criador responsável de animais não é para qualquer um, pois exige muito conhecimento, disponibilidade e empenho.


A reprodução responsável está ligada a várias ações que um criador deve pensar e executar:

• Zelar pela boa alimentação de seus animais, adequando-a à idade e ao momento (gestação, amamentação, idosos, etc); • Entender as implicações de reprodução dos animais (idade correta de reprodução, saúde, genética e letalidade); • Quando o criador faz uma programação de ninhada ele já estudou quem será o pai e a mãe, e todas as suas características. Conhece e observa toda a árvore genealógica dos dois lados de forma a garantir que desse cruzamento saiam ratos de boa linhagem, saúde, comportamento, com características fiéis ao padrão que se está reproduzindo. • Acompanhar a gestação, zelar pelas boas condições do parto, o nascimento e crescimento dos bebês; • Fazer desparasitação externa e interna de seus animais e filhotes; • Socializar os filhotes com humanos e permitir o imprinting desde o nascimento até irem para seus novos lares; • Permitir o desmame natural dos filhotes; • Proporcionar alojamento de tamanho adequado, limpo e enriquecido de forma a atender as necessidades físicas e mentais dos animais em todas as fases de sua vida.

• Proporcionar um espaço adequado para que os animais possam brincar e interagir, e promover o bem-estar físico e a boa socialização de todo o plantel. • Possuir orientação de médicos veterinários,

Um criador responsável jamais irá vender seus filhotes para qualquer pessoa. Sim, estou dizendo exatamente isso: ele tem o direito e principalmente o dever de escolher quem está apto a cuidar dos seus filhotes.

Um criador responsável jamais venderá seus filhotes no Mercado Livre, OLX, sites de vendas, feiras ou lojas. O fato de uma pessoa poder pagar pelo valor do filhote não significa que ele irá cuidar deles. Então, não ache ruim quando o criador enviar um questionário e um termo de responsabilidade, pois desta forma ele estará zelando pelo bem estar do animal e você terá a garantia de que seu novo bebê recebeu cuidado e amor mesmo antes de seu nascimento.

​Ratos (assim como todos os outros animais) podem possuir “doenças escondidas” que podem se manifestar quando um cruzamento errado é feito. Os ratos têm propensão a certas doenças e que podem ser controladas ou amenizadas com o método correto de criação. E um criador responsável, trabalha para diminuir a incidência destas doenças (ou para que caso ocorram, venham tardiamente) e fortalecer a saúde dos animais.

Agora que falamos sobre adoções e criadores responsáveis, vamos falar um pouco do outro lado, os “criadores” (fundikintá), as fazendas de animais e os pet shops.

Nós criadores cansamos de dizer que criação (responsável) de ratos, não dá dinheiro, tanto que não existe nenhum criador responsável que viva da criação de ratos pet. Mas algumas pessoas não acreditam nisso e pegam animais de pet shop, doação, biotério ou mesmo de outros criadores não focados na criação e sim em venda (fundikintá) e reproduzem estes animais, sem nenhum conhecimento em sua linhagem, genética (genética???? O que é genética????), comportamento ou saúde. Nem vou falar em conformação, pois se não se preocupam com o principal, imagina com isso.

Não existe uma preocupação real de alojamento, alimentação, limpeza ou implicações da posse irresponsável. Este tipo de criador só se preocupa em vender. Vendem filhotes de qualquer idade, inclusive sem estar desmamado. Não existe nenhuma preocupação com o destino daqueles bebês.

Este tipo de criador é um risco, principalmente a sua saúde e da sua família, pois não é incomum estes ratos serem criados em ambientes externos ou abertos, podendo ter contato e contaminação de animais de vida livre. Ratos domésticos em contato com ratos selvagens podem se contaminar e virarem transmissores de doenças!

Em geral, vendem animais a um preço baixo, de qualquer jeito e em qualquer lugar. Mas não se engane, não é porque você pagou um pouquinho a mais por este animal, ele tem boa procedência. Não é porque o criador tem um logo e tem Rattery (ou qualquer variante) escrito no nome, que ele é responsável... Pesquise (muito)! Biotérios, fazenda de filhotes e pet shops Adquirir animais em pet shops é o mesmo que adquirir animais em biotérios ou fazendas de filhotes. Se o fundikintá não tem conhecimento (nem interesse) nenhum em genética, este tem menos ainda. Os biotérios e fazenda de filhotes (roedores) produzem animais para alimentação de outras espécies e alguns vendem alguns filhotes como pet ou vendem para lojistas (pet shops). Estes ratos são criados sem o mínimo de conforto, preocupação com o bem-estar e cuidados adequados - raramente oferecem alimentação de qualidade ou adequada. São criações de gaveta, ou em caixas - que são espaços diminutos com uma média de 5 animais por caixa que passarão sua vida reproduzindo para alimentar a loja e quando sua "produtividade" cai, eles são mortos. Os filhotes são desmamados cedo demais (por volta dos 18 - 20 dias), não chegando nem a conseguir alcançar a comida para experimentar, desta forma eles não dão gastos com alimentação - fazendo que ele possa ser vendido bem barato e em grande quantidade para a loja e aumentando o lucro, pois como sabemos um filhote de rato come a mesma coisa ou até mais que um adulto. Comprar ou adotar ratos?

Não há nada de errado na decisão de comprar um animal, e ninguém deve se sentir culpado por essa escolha. Ao contrário do que muita gente pensa, adquirir um animal de um criador responsável, além de diminuir o financiamento de maus tratos, também pode contribuir na diminuição do abandono. Isso porque quem compra de um criador responsável geralmente faz isso após pensar, pesquisar e se informar (muitas vezes com o próprio criador), até porque, o criador irá querer ter certeza de que o pretendente a tutor é adequado. Criadores responsáveis recebem novamente seus animais caso haja desistência por parte do tutor. Além de tudo, você está garantindo estar adquirindo animais de melhor saúde, comportamento e no padrão exato sonhado.

Após ter explicado tudo, peço, por favor, que você não compre animais em pet shops, feiras, mercadões, OLX, sites de vendas, entre outros. Dessa forma você não estará financiando maus tratos (veja matéria aqui). Jamais compre um rato pet de criações de fundo de quintal. Esses são os lugares que criam os animais de forma inadequada e muitas vezes, com pouco sem nenhum contato com humanos. Mesmo que este criador caseiro pareça cuidar de forma adequada, ofereça um bom atendimento e pareça uma boa pessoa, não se deixe enganar com os lobos em pele de cordeiro. Pesquise, pergunte e entreviste você também o criador!

Adquirir um novo animal é uma decisão muito importante, para você, para sua família e principalmente para o animalzinho. Essa decisão precisa ser considerada com cautela, analisando os prós e os contras daquela espécie e com a participação de todos os membros da família. Pense não só com o coração, mas principalmente com a razão. Pesquise o comportamento, doenças, hábitos e custos mensais com os animais, veja se toda a manutenção e particularidades da espécie se encaixam no que você espera dele. A decisão de levar alguns ratos para casa, não importando a origem, torna o seu tutor responsável por tudo o que acontece com ele, por toda a vida.


Será que comprando ratos de criadores responsáveis eu estou ajudando-o a enriquecer?

Para responder isso, vamos parar e analisar algumas coisas...

O que mais vemos é gente com 3 / 4 ratos chorando preço de ração adequada, forração adequada, gaiola, acessórios, etc... Então, pare um minuto e tente fazer uma média do gasto mensal de um criador responsável que com toda certeza não possui apenas 4 animais. Você acredita sinceramente que vender 1 rato ou mesmo 1 ninhada inteira (em média 9 filhotes – raríssimo de acontecer), cubra os gastos mensais dos animais?

Um criador responsável tira poucos filhotes no mês, não é uma fábrica e estes filhotes permanecem sendo tratados até serem vendidos (após 40 dias de vida), ou você acredita que para os criadores, o valor do filhote é lucro? Então você acredita que a ração é gratuita? Que veterinário é gratuito? Que medicações e suplementos são gratuitos? Que forração é gratuita? Alojamento adequado é gratuito? Enriquecimento ambiental é gratuito? Você já parou para pensar o que envolve uma criação responsável ou acreditava que era só colocar um macho e uma fêmea junto e o que viesse era lucro...

Se você realmente pensa assim, ou você é uma pessoa muito alienada, é imatura ou não é você que sustenta seus animais.


Não existe criador (responsável) profissional de ratos pet, no Brasil. Não existe um único criador responsável de ratos pet que vive de sua criação. Somos pouquissímos e todos hobbistas, criando por amor, lutando para preservar os padrões e desenvolver novos, para assim conseguir oferecer aos amantes de ratos, uma experiência positiva, com animais maravilhosos em todos os aspectos. Todos os criadores responsáveis (que como disse anteriormente, são pouquíssimos) trabalham muito, ralam muito e se viram, para dar uma vida minimamente digna a seus animais (melhor inclusive que muito tutor com apenas 2 animais). O valor da venda dos filhotes não cobre nem metade da dívida mensal gerada. E cada dia é mais difícil (e caro) criar ratos no Brasil, pois a ração e forração sobe pelo menos 3x ao ano e este valor não é repassado. Cada vez mais os criadores ficam desmotivados a aprimorar e desenvolver novos padrões devido a desvalorização e ao descaso e cada vez mais, temos menos criadores responsáveis.

Dizer que é contra um criador responsável é ser contra animais lindos, saudáveis e dóceis, ou você acha que a domesticação dos ratos foi um processo natural?


 
 
 

1 Comment


arrasou! sambou na cara do recalque!

Like

© 2019 por Renata Pagliarini - Fanratics Rattery. 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
bottom of page